O QUE É MARKETING DIGITAL E COMO USÁ-LO PARA AUMENTAR SUAS VENDAS PELA INTERNET

Tempo de leitura: 31 minutos

O Que É Marketing Digital E Como Usá-lo Para Aumentar Suas Vendas Pela Internet

Por acaso você é um empresário em busca de novas estratégias para aumentar suas vendas pela internet?

Se a resposta for sim, tenho uma ótima notícia para você: O Marketing Digital é o caminho mais assertivo e barato para isso.

Eu vou te mostrar que a internet pode ser o divisor de águas para seu negócio, independente do mercado que você atue.

Não é à toa que esse “mundo online” tem sido um poderoso ímã para micros e pequenos empresários e profissionais liberais.

Porém, eu preciso te fazer um alerta importante:

Apenas ir para a internet não é o suficiente para garantir seu lugar ao sol. Isso pode ser o caminho mais rápido para o fracasso!

Por que?

É exatamente isso que nós vamos discutir a partir de agora.

Continue lendo esse artigo e aprenda TUDO que você precisa saber sobre Marketing Digital e como utilizá-lo a favor da sua empresa para Aumentar as Vendas pela Internet.

Você vai saber mais sobre:

Gostou do que está por vir? Então compartilhe com seus amigos empresários que precisam turbinar suas vendas através da internet:

O QUE É MARKETING DIGITAL: CONCEITO


[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Talvez você esteja se perguntando: “mas que raios é esse tal de Marketing Digital? O que ele tem de diferente do marketing tradicional? É uma profissão nova e eu não estou sabendo?”

Calma empresário, vamos chegar lá…

Mas antes de falarmos sobre Marketing Digital, vamos entender o que é Marketing.

“Marketing envolve a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais. Fazer marketing é suprir essas necessidades lucrativamente”. ~Philip Kotler

Em outras palavras, marketing é “escutar necessidades e desejos do consumidor e oferecer aquilo que ele precisa a partir de uma estratégia e posicionamento correto”.

Por sua vez, Marketing Digital é Marketing. Sim, Marketing! O termo digital é um “sobrenome”.

Marketing está ligado a estratégia, o “digital” refere-se ao meio onde aplicamos as estratégias de marketing.

Ao invés de aplicarmos tais estratégias no mundo físico (offline), aplicamos no mundo virtual, através da internet (online).

Trocando em miúdos, Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa, através das mídias digitais, para promover sua marca, atrair clientes em potencial, criar e manter um relacionamento com eles e transformá-los em clientes compradores.

Mas não se engane, não é tão simples assim. Junto com o termo “digital”, veio também uma série de conceitos inovadores na forma de praticar o marketing.

Existe um conjunto de técnicas próprias desenvolvidas especialmente para o ambiente virtual.

Não dá para simplesmente pegar o mesmo marketing tradicional e trazer para o mundo online. Não funciona. Isso mesmo, não funciona!

Isso porque o marketing tradicional utiliza estratégias que, ao longo de décadas, foram forjadas para uso em veículos de comunicação tradicionais, como TV, rádio, outdoors, panfletos, jornais, revistas, etc.

Já o Marketing Digital nasceu no berço da própria internet. Seus precursores pegaram o melhor do marketing offline, adaptaram e aplicaram no ambiente online.

E assim continua acontecendo. O Marketing Digital vem sendo aperfeiçoado a cada dia.

Agora você pode me perguntar: “Ok Silas, entendi o que é esse tal de Marketing Digital. Mas como ele pode me ajudar a aumentar as vendas da minha empresa?

Bom, isso é o que vou explicar para você a partir de agora…

Então continue lendo

CONHEÇA O GRAU DE ATIVIDADE DO CONSUMIDOR E SEU NOVO PADRÃO DE COMPORTAMENTO


Grau de Atividade do Consumidor[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

O grau de atividade do consumidor diz respeito ao seu comportamento frente às diversas mídias de comunicação.

Antigamente o consumidor era o agente passivo na comunicação, enquanto a empresa era o agente ativo.

Isso significa que era a empresa que praticava toda a atividade em termos de comunicação para fazer com que sua marca, serviço ou produto fosse vista pelo consumidor.

Se a empresa não fosse proativa para ir até o consumidor e se mostrar para ele, este nunca conheceria ela nem o que ela tinha a oferecer.

Por essa razão, as empresas pagavam valores exorbitantes por suas propagandas. Nessa época, elas utilizavam as mídias tradicionais de comunicação que tinham disponíveis, como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, etc.

Isso deu certo sim, por muito tempo. Afinal, as pessoas não tinham muitas opções, não é verdade?

Só restava a elas a “opção” de sentar em frente à TV, e passar horas e horas assistindo passivamente à programação que era imposta por aquele canal.

De modo semelhante, ouviam a programação que os rádios decidiam lançar ao ar, bem como liam as matérias de revistas e jornais que tinham sido escolhidas pela própria mídia.

Acontece que esse cenário mudou! É isso é o que eu vou te mostrar a seguir…

Perfil de Comunicação do Consumidor: Ativo X Passivo

grau-de-atividade-do-consumidor[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Se o consumidor é passivo na comunicação, isto é, se ele não vai atrás da informação, pois se contenta apenas com o que recebem através das mídias tradicionais, então tais mídias conseguem alcançar esse consumidor.

No entanto, se o consumidor é ativo na comunicação, isto é, se ele não se contenta mais em apenas receber “goela à baixo” o que a mídia tradicional tem a oferecer, e com isso vai em busca da informação que realmente lhe interessa, então os meios tradicionais já não o alcançam mais.

Ninguém gosta de ser tratado como boiada!

As pessoas gostam de ser livres, donas do próprio nariz, de fazer suas escolhas e tomar suas decisões baseadas eu seus desejos e anseios mais particulares.

Exercer essa individualidade as fazem sentir que tem seu lugar no mundo, que são especiais, que tem voz ativa.

E é exatamente essa busca que atrai tanto as pessoas para o mundo online, tonando-as cada vez mais ativas.

Aí nasce o problema: Muitas empresas ainda estão utilizando apenas a mídia tradicional para veicular suas propagandas, mas o público já não está dando mais atenção à essa mídia.

Pense comigo: quantas horas você passa realmente assistindo à TV hoje em dia?

A Pesquisa Brasileira de Mídia – PBM 2015, organizada pelo Governo Federal, revela que os brasileiros que assistem TV dedicam em média menos de quatro horas e meia diária assistindo.

Já entre os usuários da internet, obteve-se uma média de 4:59 hs por dia durante a semana. Isso mesmo, quase 5 horas de uso diário de internet por brasileiro.

Além do mais, essa mesma pesquisa revela que apenas 23% dos telespectadores dão atenção exclusiva à TV.

Os entrevistados declararam que costumam realizar outras atividades enquanto assistem à televisão: 19% deles usam o celular enquanto assistem, 12% usam a internet e 7% fazem trocas de mensagens instantâneas (WhatsApp).

Essa migração para a internet acontece porque o público quer consumir informação pela qual ele se interessa de verdade, e não aquilo que as mídias tradicionais decidem que ele deve consumir.

Se o mundo online oferece um mar, ou melhor, um oceano de possibilidade, por que então as pessoas ficariam presas a uma programação de TV na qual elas sequer tiveram direito a voto?

Não preciso nem esperar sua resposta, pois ela é óbvia demais…

Portanto, empresário, você precisa entender que o mundo tem se tornado cada vez mais dinâmico e interativo. A atividade do seu consumidor está cada vez mais ligada à internet.

É lá onde as pessoas estão… Lá elas se relacionam, e lá elas compram. Essa é a grande mudança em termos de mercado consumidor.

Marketing Digital x Marketing Tradicional

Marketing Digital x Marketing Tradicional[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Considerando que o marketing tradicional atua sobre a mídia tradicional, você pode imaginar as limitações que o pequeno empresário tem em utilizar esse meio, a começar pelo preço.

Outro grande problema do marketing tradicional é que você não consegue mensurar com precisão os resultados da sua propaganda. Nele, você simplesmente lança a campanha ao ar e torce para dar certo.

A boa notícia é que o Marketing Digital pode te ajudar nesse desafio, pois utilizando suas estratégias, você irá focar seus esforços e dinheiro nas mídias que realmente valem a pena, onde realmente seus consumidores estão.

Imagine então um cenário em que você pode, com alta precisão, saber exatamente quantas pessoas viram seu anúncio, quantas clicaram nele, quanto tempo essas pessoas ficaram tendo contato com seu anúncio, e se aquela pessoa comprou ou não.

É exatamente esse tipo de precisão e mensuração que o marketing digital te proporciona. (AQUI eu falo melhor sobre isso!)

Mas se você ainda não se convenceu do poder de alavancar seu negócio que esse universo virtual tem…

Continue lendo esse artigo que eu ainda tenho muitas surpresas para você.

A “brincadeira” só está começando…

POR QUE MINHA EMPRESA DEVE INVESTIR EM MARKETING DIGITAL?


Invista em Markeitn de Forma Inteligente[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Empresário, você já sabe que investir na divulgação da sua empresa é essencial. Afinal, como as pessoas comprariam da sua empresa se não a conhecesse?

Mas eu preciso te fazer um alerta: se você fizer isso de maneira errada, certamente você vai gastar muito dinheiro, ter pouco resultado e ficar frustrado.

Investir da maneira errada significa investir em mídias que te levam aonde o seu consumidor não está. Normalmente, esse é o legado das mídias tradicionais para os pequenos empresários.

Como foi dito anteriormente, hoje o consumidor não é mais passivo na comunicação. Isso significa que ele proativamente vai atrás da informação.

Infelizmente, a maioria dos empresários ainda não abriram os olhos para esse novo cenário, o que as coloca em risco, pois vai ser cada vez mais difícil “sobreviver” com uma empresa exclusivamente no “mundo offline”.

Os empresários precisam entender que muitos dos seus consumidores sequer são alcançáveis através mídias tradicionais.

Por isso a propaganda na TV se torna cada vez menos eficiente, pois o consumidor não está mais no intervalo do Jornal Nacional ou da novela das 8.

Uma boa parte ainda está, mas os consumidores de maneira geral estão espalhados pela internet.

Por essa razão, investir no Marketing Digital para encontrá-los tem se mostrado ser a opção mais inteligente e barata.

Através do Marketing Digital, pequenos empresários podem investir pouco em termos de dinheiro, e muito em se tratando de inteligência, criatividade e estratégia. É isso que reservará a eles o seu merecido lugar ao sol.

Esses empresários espertos perceberam que, mesmo sem investir rios de dinheiro em TV, rádio, jornal, revista, outdoor, etc, podem sim alcançar muito sucesso em vendas para sua empresa.

Por meio do Marketing Digital, eles estão usando o poder da internet de forma estratégia, e com isso, estão conseguindo mudar a realidade dos seus negócios.

Por Onde Devo Começar a Investir em Marketing Digital?

Invista em Markeitn de Forma Inteligente

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Antes de começar a pôr a mão na massa no marketing digital, você precisa conhecer seu público. Entenda quais são seus incômodos, seus sonhos, o que lhes move, onde ele tenta encontrar essas soluções na internet.

“Diga-me o que buscas e eu te direi quem és”.

Quanto mais você entende os hábitos do seu consumidor, mais você o conhece.

A empresa que consegue entender o que o seu consumidor está pesquisando no Google, pelo que ele se interessa, como ele utiliza o Facebook, etc, vai se posicionar exatamente no lugar certo, vai se relacionar com o seu consumidor e vai vender para ele.

Se você consegue identificar o que o seu mercado está buscando, local ou globalmente, você consegue direcionar melhor a estratégia de Marketing Digital da sua empresa.

Com isso, a relação de custo versus retorno de investimento em marketing tem mudado drasticamente, pois o Marketing Digital aproveita a própria atividade do consumidor para vender para ele.

Atualmente, não se trata de dinheiro, se trata de informação, de ter inteligência de mercado.

Portanto, empresário, você deve investir em ações de Marketing Digital que identifiquem esse comportamento do seu consumidor, e use essa informação para alavancar o seu negócio.

Uma dica para você: busque ajuda profissional. Você não precisa ser especialista em Marketing Digital. Você precisa ser especialista no seu negócio.

A melhor maneira de fazer isso é contratar um Consultor de Marketing Digital. Este é um profissional especializado em ajudar empresários a desenhar um plano de ação, e aplicar as estratégias corretas e personalizadas para cada tipo negócio.

A propósito, você está gostando desse artigo? Que tal juntar-se aos inteligentes empresários leitores desse blog e ser o primeiro a receber nossos novos conteúdos?

Gostou da ideia? … SIM? Então…

Fique Atualizado!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e você pode sair facilmente quando desejar.

ENTENDA COMO O MARKETING DIGITAL PODE MUDAR “A VIDA” DA SUA EMPRESA


Como o Marketing Digital pode Mudar sua Empresa | silasmeireles.com

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Como você viu anteriormente, o Marketing Digital está intrinsecamente ligado à internet. Com isso, todo o poder que a internet oferece, por tabela, pode ser utilizado também por esse Marketing Online.

Atualmente, a internet já é considerada a maior fonte de informação do mundo, pois é lá onde as pessoas estão.

  • O Facebook, por exemplo, já conta com 1,71 Bilhão de usuários ao redor do mundo.
  • O Brasil, por sua vez, já tem mais de 100 milhões pessoas com acesso à internet.
  • 65% dos jovens de até 25 anos acessam a internet todos os dias no brasil
  • 42% dos brasileiros declaram que a internet é o seu principal meio de comunicação
  • O E-commerce brasileiro faturou R$ 19.6 bilhões apenas na primeira metade de 2016.

Essas informações mostram a força que a internet tem de conectar pessoas, as quais tem uma vida normal fora dali, e portanto, todos os dias consomem produtos e serviços de toda natureza.

Se o Facebook fosse um país, seria o país mais populoso do mundo, ganhando até da China, que conta com 1.4 Bilhão de habitantes.

Uma pesquisa realizada pelo Center for Consumer Insight (CCI) do The Boston Consulting Group, a respeito do varejo no Brasil, fez algumas conclusões interessantes:

“A internet influencia mais da metade de todas as compras do varejo brasileiro. Quase todas as pessoas conectadas usam a internet em algum momento para fazer compras”.

“As tecnologias digitais afetam cada etapa do processo de compra — pré-compra, compra e pós-compra — de formas diferentes”.

“O impacto da internet é maior nas fases de pré-compra e pós-compra (Veja o Anexo 1 abaixo); atividades online já representam três quartos da fase de descoberta de produtos e dois terços das pesquisas realizadas. A internet tem alterado o comportamento do consumidor de forma substancial“.

Anexo 1 - O Impacto Digital é Maior nas Atividades de Pré-compra | silasmeireles.com

[Fonte da Imagem: Center for Consumer Insight]

Imagine então ter sua empresa imersa nesse “universo paralelo”, recheado de pessoas cheias de sonhos, incômodos, necessidades e dinheiro para gastar

Que tal sua empresa vendendo para Brasil inteiro? (e até mesmo para o mundo inteiro… por que não?)

E melhor ainda: através do marketing digital, você pode automatizar grande parte desse processo, o que diminui muito seus custos.

Com isso, sua empresa irá maximizar substancialmente os lucros, uma vez que, mesmo com pouco investimento, o Marketing Digital te permite aumentar drasticamente suas vendas, além de tornar sua marca forte e conhecida no seu mercado.

Existem casos de empresários que tiveram tanto sucesso com o Marketing Digital, que o faturamento principal da empresa passou a ser de negócios fechados por meio da internet.

E então empresário, você vai ficar parado só olhando para as outras empresas (e quem sabe até seu concorrente) tendo sucesso com o Marketing Digital, ou vai mergulhar de cabeça e “pegar essa onda” no mar de oportunidades que ele tem a oferecer?

Vamos começar então?

Continue lendo esse artigo e aprenda mais sobre isso…

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL


Benefícios do Marketing Digital | silasmeireles.com

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

De nada adianta você ter um produto maravilhoso, revolucionário, de excelente qualidade e com um ótimo custo-benefício, se ninguém sabe que ele existe!

O mesmo se aplica para você que é prestador de serviços.

Você pode ser o melhor médico do mundo, ou contador, advogado, adestrador de cães, coach, etc. Se ninguém conhecer você meu amigo, sinto muito, mas sua agenda vai continuar cheia de “buracos” à espera de clientes.

E é nessa hora que o poder do Marketing Digital entra em ação.

Digo isso porque o termo Digital traz para o Marketing duas coisas: Escala e Automatização.

Escala é o que permite a sua empresa vender para o mundo todo. Literalmente!

Agora você pode estar me questionando: “Silas, mas eu tenho um pet shop, eu não posso ter clientes em outro país, somente na minha cidade, então eu não posso escalar meu negócio”.

Tudo bem, mas você pode escalar muito mais, mesmo que apenas na sua cidade. E aqui no meu blog você vai aprender muitas maneiras de escalar o seu negócio, porque afinal de contas, o que você tem é conhecimento, e conhecimento é o que transforma negócios. Só precisa da orientação correta.

Pense da seguinte forma: o seu pet shop pode ter muitos clientes, mas além disso, o que você pode fazer também é, através da internet, vender o seu conhecimento a respeito de cuidados com os bichanos para donos apaixonados por seus “filhinhos”.

Além disso, você pode também ensinar para outros empresários Brasil (e mundo) à fora como gerir um pet shop, assim como você gerencia o seu.

Estratégias como essas, permitem que você aumente o faturamento do seu negócio na medida em que aumenta o seu portfólio de serviços, agregando mais valor aos seus clientes e tornando-os mais fiéis à sua empresa.

Benefícios do Marketing Digital | silasmeireles.com

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Seu próximo questionamento pode ser: “mas Silas, eu vou criar muitos concorrentes assim”.

Não necessariamente! Na verdade, você pode criar mais parceiros assim. Mas essa já é uma outra história.

De qualquer forma, existem muitas maneiras de escalar o seu negócio através do marketing digital.

Por enquanto, vamos começar com o mais simples, que é ajudar você aumentar suas vendas no seu bairro, na sua cidade, na sua região… e assim por diante.

O outro benefício que o termo Digital traz para as empresas é a Automatização. Uma vez que o “digital” pressupõe tecnologia, temos então a possibilidade de automatizar tudo.

Em função disso, podemos colocar muitos processos no piloto automático, fazendo com que estes processos aconteçam de maneira automatizada, 24 horas por dia e 7 dias por semana, mesmo sem a sua presença ou intervenção.

Além do mais, usando o Marketing Digital você consegue aumentar a visibilidade da sua empresa através da internet, otimizar seus sites e redes sociais para atrair mais consumidores em potencial, construir um relacionamento com eles e, consequentemente, vender para eles.

Com isso, sua empresa ganha previsibilidade das vendas, pois você consegue criar uma projeção real do que esperar para o mês corrente e meses seguintes.

Outro ganho que o Marketing Digital te dará é mais segurança para o seu negócio, uma vez que irá aumentar suas vendas e te dirá o que esperar do futuro.

Imagine então você poder viajar com a sua família enquanto o seu Sistema de Vendas Online fica lá, trabalhando incansavelmente e gerando vendas para você.

Não é fantástico tudo isso?

E tem mais… muito mais… (Clique AQUI e leia onde eu falo melhor sobre isso!)

Então continue lendo e entenda a importância de ter uma comunicação que se conecta com seu cliente.

FAÇA UMA COMUNICAÇÃO PARA VENDER USANDO O MARKETING DIGITAL

municação não começa em você, começa no s


Como Fazer Uma Comunicação para Vender Usando o Marketing Digital | silasmeireles.com

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

“A comunicação não começa em você, começa no seu cliente”.

“As pessoas não compram produtos, elas compram soluções”.

Essas frases devem ser como um mantra para você que quer ter resultados através do marketing digital. Vamos discutir melhor sobre isso?

Com a popularização da internet e as pessoas abandonando gradualmente a TV e as outras mídias tradicionais, hoje temos uma economia mais dinâmica, baseada em comunicação e informação.

Logo, considerando que a internet é um meio de informação, ela é perfeita para você se comunicar com seu cliente e apresentar a ele as suas soluções.

Sendo assim, quanto mais informação você dar para seu consumidor, mais seguro ele se torna. Quanto mais seguro ele está, mais ele compra. Essa é a regra.

Mas cuidado! Faça isso de maneira natural, para não parecer propaganda. As pessoas adoram comprar, mas odeiam que alguém fique tentando vender para elas.

Por isso, jamais comece sua comunicação fazendo aquela velha e fria descrição do seu produto ou do seu serviço.

Não seja um chato falando “olhe meu produto, ele tem xyz”, “meu produto faz isso”, meu produto faz aquilo”, “meu produto é o melhor do mundo”, “meu produto…”, “meu produto…”, “meu produto…”!

As pessoas detestam isso! Você não vai querer “conquistar” a antipatia do seu cliente em potencial, não é mesmo?

Por isso, você não deve focar em vender o produto/serviço, você deve “vender” a informação a respeito dele.

Quais são os benefícios e transformações tangíveis que o seu cliente receberá, em algum aspecto importante da sua vida, que irá motivá-lo a adquirir seu produto ou serviço? É isso que você deve vender, empresário!

Isso envolve comunicação persuasiva, envolve entender a essência do comportamento do consumidor. Estou falando aqui de Neuromarketing.

Entenda que o seu consumidor não quer o que você tem a vender, ele quer a transformação causada pelo que você vende. Sendo assim, seu produto ou serviço é uma espécie de “mal necessário”.

Eu sei que isso pode parecer duro demais, afinal, você trabalha com tanto esmero e carinho pelo que vende. Mas compreender isso vai ajudar você virar a chave, e conseguir criar uma mensagem clara e adequada para o seu público alvo.

Dicas de leitura:

Esses devem ser livros de cabeceira para você, empresário.

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Uma vez que o cliente esteja convencido de que o seu produto/serviço vai trazer uma transformação importante para sua vida, chega então a hora de descrever aqueles detalhes “técnicos”.

Mas agora, esse não se torna um momento chato, pois o cliente já “comprou” a sua mensagem e está convencido que é o seu produto/serviço vai trazer a transformação que ele tanto deseja.

Memorize isso, empresário: vender é ajudar seu cliente a comprar. Isso envolve relacionamento.

A internet não é apenas uma rede de computadores. É uma rede de pessoas, as quais se conversam, se relacionam. Então use-a para se relacionar com seu cliente, educando-o antes de tentar vender para ele.

Você precisa caminhar junto com o seu consumidor durante o seu ciclo de compra, não apenas tentar vender para ele no primeiro encontro.

Fazendo isso, você terá pessoas engajadas com a sua empresa e com a sua marca. Você terá pessoas que admiram e desejam seus produtos e serviços.

E o que você acha que virá depois? Eles comprarão de você, não tenha dúvida disso!

Outro “alerta”: Prepare-se para ver o gráfico de vendas da sua empresa atingindo picos cada vez mais altos, a cada final de mês.  🙂

Isso não tem preço, não é verdade, empresário?

Mas de nada adianta você ter uma comunicação super trabalhada, com foco na transformação do seu consumidor, se você não estiver onde ele está. Como você poderá conquistá-lo se não “estiver com ele”?

Então continue lendo esse artigo e saiba mais sobre isso…

USE O MARKETING DIGITAL PARA ESTAR ONDE O SEU CONSUMIDOR ESTIVER


Esteja Onde Seu Cliente Esctiver | silasmeireles.com[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Talvez o principal atrativo da internet seja a liberdade.

Lá, as pessoas podem “fuçar” a vida de outras através do Facebook, “causar” com um tweet polêmico, assistir ao Porta dos Fundos (ou qualquer outro canal que seja interessante para ela) no Youtube, escolher o filme que mais as interessa no Netflix, mandar um “whats” em um grupo para “manter contato com a galera”…

E já não são mais apenas nossos jovens que estão “facebookando, tweetanto, youtubando, whatsappando”… a “galera das antigas” está seguindo na mesma direção dessa mudança.

Atualmente, é cada vez mais comum encontrarmos nossa terceira idade conectada à rede, usando smartphone, conversando por Skype, trocando mensagens por WhatsApp… E com isso, gradativamente eles também estão abandonando a mídia tradicional.

Sabemos que hoje o consumidor não está mais passivo em frente à TV assistindo aos comerciais.

Hoje ele está “por aí”, vagando na internet, nas redes sociais, lendo artigos em blogs… (alguma semelhança entre você e esse último?)

O consumidor moderno vai atrás da informação, ele procura em todos os “cantos” da internet até encontrar a informação que ele busca. Ele é muito mais ativo.

Isso se traduz como uma oportunidade incrível para micros e pequenos empresários, profissionais liberais e autônomos alavancarem seus negócios.

Como Usar o Marketing Digital para Fazer Isso?

Como Fazer Isso? | silasmeireles.com[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Esses empresários podem aproveitar essa onda de atividade do consumidor na internet, para se fazer presente no dia-a-dia dele, para mostrar sua marca, seu produto, seu serviço. E claro, vender para ele.

Se de um lado temos um consumidor muito mais ativo, e de outro temos pequenas empresas, que utilizam muito mais a criatividade e técnicas de Marketing Digital do que usa dinheiro, essas pequenas empresas naturalmente conseguirão se diferenciar da multidão, e serão vistas pelo seu consumidor.

É aí que a mágica acontece: sua empresa realiza mais uma venda. Tudo graças a uma ação estratégia de Marketing Digital que te coloca no lugar certo, no momento certo.

Crie Perfis nas Redes Sociais

Você pode utilizar uma página no Facebook, um canal no Youtube, um perfil no Instagram, no Linkedin, no Twitter, no Google+, no Pinterest…

Enfim, são diversas abordagens possíveis. Mas não necessariamente você deve aplicar todas as citadas acima.

Tudo vai depender do seu ramo de atividade e do comportamento do seu público, isto é, se seu público não está no Instagram, o que você estaria fazendo lá?

Grave isso, empresário: onde (e somente onde) o seu consumidor estiver, lá a sua empresa também deverá estar.

Crie um Blog/Site para Sua Empresa

Blog / Site

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

É importante saber que a maneira mais segura de você se fazer presente para o seu público, é através do blog/site da sua empresa.

Diferentemente das redes sociais, lá é a “sua casa”, lá você dita as regras. Então utilize esta ferramenta para publicar conteúdos/artigos que promovam a sua empresa, seus produtos e seus serviços.

Além do mais, o blog/site te permite capturar o email do seu visitante. Com este email em mãos, você poderá se relacionar com ele “fora dali”.

Graças às poderosas ferramentas de marketing digital, você irá criar uma sequência perfeita de emails. Esses emails serão enviados por uma “máquina de comunicação automática”. Ambos criados uma única vez.

Isso é chamado de Email Marketing.

Assim, cada vez que um novo visitante deixar seu email no blog/site, a “máquina de comunicação” começará enviar a “sequência emails” para ele.

Começa então o processo de educar esse cliente em potencial, tirando suas dúvidas em relação ao seu produto/serviço e quebrando as objeções/barreiras que o impediriam de comprá-lo.

É aqui que você vai “vender” os benefícios e as transformações que o seu produto ou serviço tem para a vida do seu consumidor.

Talvez ele não compre “de cara”, mas mesmo assim você deve continuar agregando conteúdos de valor para ele. Ao ser educado por você, ele passará confiar cada vez mais na sua empresa e a terá como uma referência.

Quando finalmente decidir comprar, a primeira empresa que ele vai lembrar será a sua, não a do seu concorrente. A decisão por escolher a sua empresa se torna natural para ele. Acredite, isso é muito poderoso.

Email Marketing | silasmeireles.com

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Mas lembre-se: Não faça “propaganda”, entregue valor ao seu prospecto. Assim você evitar ser “denunciado como spam” e estará anos-luz na frente do seu concorrente.

Pouquíssimas empresas sabem fazer isso direito.

Então aproveite a oportunidade de ser pioneiro, pois como afirma a primeira das 22 Consagradas Leis do Marketing, de Al Ries e Jack Trout: “É Preferível Ser o Primeiro a Ser o Melhor”.

Por fim, deixo a mensagem de Conrado Adolpho, um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil: “A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”.

E aí empresário, sentido que teve uma overdose de informação?

Se sua resposta for sim, fico feliz, pois isso significa que ainda tenho muito a ajudar você com marketing digital. Essa é a razão da existência do meu blog.

Bom, então que tal recapitularmos rapidamente tudo que vimos até aqui?

Vamos lá…

Mas antes, deixa eu te perguntar: você está gostando desse artigo? Que tal juntar-se aos inteligentes empresários leitores desse blog e ser o primeiro a receber nossos novos conteúdos?

Gostou da ideia? … SIM? Então…

Fique Atualizado!

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

*Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e você pode sair facilmente quando desejar.

RECAPITULANDO


Recaptulando

Neste artigo você aprendeu o que é Marketing Digital. Entendeu que se trata de atividades aplicadas na internet com o objetivo de divulgar sua marca e vender seus produtos e serviços.

Eu te mostrei que o consumidor atualmente tem uma atividade de comunicação muito diferente. Ele não está mais na frente da TV, e sim na frente da tela de um computador ou smartphone.

Você entendeu que existe duas formas de investir em marketing: a forma tradicional e revolucionária. Seja esperto e escolha a segunda: invista no Marketing Digital.

Você viu também que o Marketing Digital tem um potencial incrível de alavancagem de negócios, pois com baixo custos, permite que empresas aumentem drasticamente suas vendas e, consequentemente, seu faturamento.

Você aprendeu a importância de “vender” os benefícios e transformação que o cliente terá ao adquirir seu produto ou serviço, ao invés de simplesmente tentar descrevê-lo.

Por fim, viu que você precisa ser “encontrável” na internet. Se o seu consumidor está no Facebook, lá deve estar a sua empresa. Se ele não está no Twitter, não tem razão para sua empresa ir para lá.

A propósito, se você quiser conhecer minha Consultoria em Marketing Digital, onde eu ajudo micros e pequenos empresários e profissionais liberais a AUMENTAREM SUAS VENDAS utilizando o Poder da Internet e das Mídias Digitais, Clique Aqui!

E então empresário, você está pronto para dar um grande passo rumo ao futuro e levar sua empresa a um outro nível?

Se sim, seja muito bem-vindo ao mundo do Marketing Digital!

Compartilhe esse artigo com seus amigos e vamos juntos espalhar essa mensagem. São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos…

E junte-se a mim nessa jornada para ajudar empresários a alavancarem seus negócios.

Espero ter ajudado você a entender melhor sobre Marketing Digital e como ele pode mudar a “vida” da sua empresa e alavancar seu negócio.

Ah! Não se esqueça de comentar abaixo a sua opinião sobre o tema, me fazer alguma pergunta ou somente dar um oi. Vamos continuar essa conversa nos comentários. 🙂