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Imagine que você tenha uma empresa de Aluguel de Geradores em Curitiba…
Uma noiva, que precisa de um gerador para garantir que não vai ficar sem luz no dia mais importante da sua vida, vai no Google e pesquisa por “aluguel de geradores em Curitiba”. Em milésimos de segundos, o Google prontamente a responde.
“Uau, que fantástico, o Google sabe onde estou e já me trouxe as principais empresas da minha cidade… Maravilha” – pensa consigo aquela consumidora, satisfeita por encontrar inúmeras possibilidades.
Cada uma delas leva a um site diferente, onde ela pode avaliar se aquela empresa realmente tem o que ela precisa e se atende às suas expectativas.
Mas uma empresa em especial (vamos chamá-la de “Empresa X”) chamou a atenção da “nossa noiva”.
Além do site da “Empresa X” estar no TOPO DO GOOGLE, o que faz a noiva concluir que ela é uma das melhores empresas, a noiva adorou “a cara” do site. É tudo muito fácil, bonito, mas ao mesmo tempo simples e com todas as informações que ela precisa.
No site, a noiva pode facilmente achar o telefone para falar com o atendimento ou clicar naquele botão que diz “Chamar no WhatsApp”, e que já abre o aplicativo direto em uma nova conversa com aquela empresa – ou o WhatsApp Web se ela estiver usando o computador.
E se a noiva quiser conversar dentro do próprio site, ela também pode. E ela ficou ainda mais maravilhada quando percebeu que o chat do site já está integrado com o Facebook.
Então se ela precisar “sair correndo”, ela pode simplesmente fechar o site e continuar conversando pelo chat do Facebook sem perder a conversa.
Agora se ela for uma noiva “tradicional”, com certeza vai preferir usar o formulário de contato do site e assim iniciar uma conversa com a “Empresa X” por email.
E se ela for ainda “mais tradicional” e fizer questão de visitar a empresa antes de fechar negócio, ela também pode traçar uma rota no Mapa online dentro do próprio site antes de tirar o carro da garagem.
No site da Empresa X é realmente tudo muito fácil e rápido! E o principal: O cliente tem o conforto de usar o meio de comunicação de sua preferência, o mesmo que ele usa no seu dia-a-dia para falar com seus amigos.
Perceba que a Empresa X está dando a essa noiva tudo que ela precisa para tirar suas dúvidas e então estar confortável e segura de fazer negócios com ela. Se “nossa noiva” tem tudo ali, por que ela ainda iria perder tempo com outras empresas?
Pronto! Isso é tudo que essa noiva precisava para se tornar uma cliente dos serviços da Empresa X.
Ela só precisava ser conquistada por essa empresa, o que aconteceu naturalmente quando viu as facilidades que teve para contratar esse serviço tão importante para o seu grande dia.
Agora considerando que você é (hipoteticamente) um empresário do ramo de locação de geradores, você já deve ter percebido o quão excelente é a estratégia desse seu concorrente (a Empresa X).
Em resumo:
Ele se mostrou para aquela cliente em potencial através do Google, a atraiu para o seu site, a conquistou com um site maravilho e profissional, tirou todas as suas dúvidas e então… “Xeque-mate”, você acaba de perder mais um cliente para o seu concorrente.
Ótimo para a cliente, que facilmente obteve o que procurava. Péssimo para você, que sequer foi uma opção para ela, e jamais será, pois ela sequer sabe que sua empresa existe!
A Empresa X é realmente um concorrente difícil de “brigar”, não é mesmo? Chega a ser desleal essa disputa por novos clientes. Afinal, TODO MUNDO VAI NO GOOGLE antes de comprar alguma coisa ou contratar algum serviço.
Mas o que mais te deixa aborrecido, é que você sabe que sua empresa é muito melhor do que esse seu concorrente, mas você sequer teve a chance de mostrar isso para aquela cliente em potencial.
Triste né?
O cenário descrito acima ilustra o que acontece todos os dias no Google. Milhares e milhares de clientes estão diariamente pesquisando pelo serviço/produto que sua empresa vende.
E não importa se sua empresa aluga geradores ou containers, se faz reforma de telhados ou demolição, se constrói piscina ou limpa fossa. Todo tipo de serviço tem uma demanda gigante de clientes procurando uma empresa que possa atendê-los.
Acredite em mim, eu faço isso todos os dias. Então eu sei muito bem do que estou falando!
No entanto, esses clientes jamais comprarão de você se sua empresa não se mostrar para eles. “Quem não é visto, não é lembrado”. Lembre-se disso, empresário!
Agora eu te pergunto: Você já pensou em aproveitar esse fluxo imenso de clientes em potencial pesquisando do Google, se mostrar para eles e conquistá-los em cliente compradores?
Está pronto para alavancar as suas vendas, empresário?
Então continue lendo esse artigo e descubra COMO ATRAIR NOVOS CLIENTES E VENDER MAIS ATRAVÉS DO GOOGLE.
O que você aprenderá nesse artigo:
- SEJA ENCONTRADO NO GOOGLE
- ANÚNCIOS POR CLIQUE (ADWORDS)
- GOOGLE MY BUSINESS
- GOOGLE ORGÂNICO (SEO)
- RECAPITULANDO O QUE VOCÊ APRENDEU
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- LinkedIn (o mais profissional)
- Email (o mais democrático)
1. SEJA ENCONTRADO NO GOOGLE
O consumidor moderno é muito ativo na comunicação. Isso significa que ele vai atrás da informação da qual precisa.
Para contratar um serviço ou comprar um produto, não é diferente. Antes de fazê-lo, o consumidor vai no Google pesquisar a melhor solução antes de tirar o carro da garagem para ir até o estabelecimento.
Não é à toa que o Google é o maior buscador do mundo atualmente. Nele, são feitas diariamente milhões de pesquisas por todo tipo de assunto. Por mais específico que seu produto ou serviço seja, acredite, existem muitas pesquisas relacionadas a ele.
Para você ter uma ideia, veja na imagem abaixo a quantidade de pesquisas mensais por “piscina” somente em Curitiba…
Diante disso, podemos afirmar sem medo de errar que o Google é uma das melhores maneiras de você encontrar clientes em potencial, mostrar-se para eles, trazê-los até o seu site e conquistá-los em clientes compradores.
“Quem não é visto, não é lembrado”, certo?
Pegando o gancho do exemplo dado na introdução desse artigo, eu vou mostrar para você um fluxo de um processo de compra de uma noiva que precisa alugar um gerador para sua festa.
Como você já sabe, a primeira coisa que essa noiva vai pesquisar é algo como “aluguel de gerador”, “locação de geradores em Curitiba”, “aluguel de geradores para festa de casamento”, etc.
Quando ela fizer essa pesquisa, verá uma tela semelhante a essa:
Cada uma das sessões circuladas em vermelho representa uma forma que as empresas tem de aparecer no Google.
As sessões são:
- Sessões 1 e 2 – Anúncios Por Clique (AdWords): É uma boa maneira de impulsionar seus resultados, mas o problema é que você acaba se tornando refém do Google, isto é, você só aparece para seus clientes se você pagar para o Google.
- Sessão 3 – Google My Business: Uma maneira orgânica (gratuita) de aparecer para seus clientes, mas limitada somente àqueles que estão geograficamente próximos à sua empresa.
- Sessão 4 – Google Orgânico (SEO) – Essa é a menina dos olhos das empresas mais maduras em Marketing e Vendas. Particularmente, é meu favorito também, pois representa o melhor custo-benefício comparado a todos os outros anteriores.
Veremos com mais detalhes cada uma dessas sessões nos próximos capítulos.
Então continue lendo.
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2. ANÚNCIOS POR CLIQUE (ADWORDS)
Acima você pode ver um exemplo dos Anúncios Por Clique (AdWords).
Os anúncios são identificados pela anotação em verde escrita “Anúncio”, vai de 1 a no máximo 4 sites e sempre vêm antes do mapa. Às vezes aparece anúncio no mapa também, como você pôde ver na imagem do capítulo anterior.
Se é Anúncio, então obviamente que é necessário pagar para aparecer ali. É uma boa maneira de impulsionar seus resultados, mas está longe de ser a melhor delas.
Eu falo isso porque no AdWords você tem que pagar por literalmente cada clique que seu site recebe, o que torna sua empresa totalmente refém do Google.
Refém porque, enquanto você está pagando, você está aparecendo. Caso pare de pagar, literalmente no minuto seguinte você não aparecerá mais.
Outro ponto é que o AdWords funciona como um leilão, ou seja, aparece mais quem paga mais.
No entanto, só existem no máximo 4 vagas de Anúncio, ao passo que tem diversos concorrentes que também estão pagando, e o Google tem que mostrar todos.
Com isso, mesmo pagando, nem sempre sua empresa vai aparecer!
Existem diversas pesquisas com o intuito de descobrir como as pessoas se comportam quando pesquisam no Google, bem como medir a eficácia dos Anúncios por Clique (AdWords).
Os estudos mais recentes indicam que penas de 25% a 50% das pessoas que pesquisam clicam nesses Anúncios/AdWords.
Isso significa que de 50% a 75% das pessoas que pesquisam no Google com a intenção de comprar alguma coisa ignoram completamente os anúncios no AdWords, isto é, elas pulam os anúncios pagos e vão direto para o Orgânico (gratuito – Abaixo do mapa).
(Falaremos mais sobre Orgânico/SEO no capítulo 4… continue lendo!)
Sendo assim, se sua empresa aparece somente através de Anúncios/Adwords, você pode está perdendo até 75% dos clientes que estão pesquisando pelos seus serviços!
Ou seja, se esse for seu caso, você poderia vender pelo menos o dobro do que você está vendendo atualmente através do Google.
3. GOOGLE MY BUSINESS
Também chamado de Google Meu Negócio, é uma ferramenta do Google que dá uma boa visibilidade para sua empresa.
Ali estão cadastrados o endereço (conectado ao Google Maps), telefone, horário de funcionamento, comentários de outras pessoas que já estiveram lá, fotos, etc.
Além disso, se ao invés de o cliente digitar o nome da sua empresa, ele digitar o serviço ou produto que ela vende, lá poderá aparecer sua empresa também. Veja:
Se você tem uma churrascaria, por exemplo, quando o seu cliente digitar “churrascaria” no Google Maps ou no Waze, se ele estiver fisicamente perto de você, o Google irá mostrar sua empresa para ele.
Com isso, ele poderá traçar uma rota facilmente até você. Veja:
Mas nem tudo são flores. Digamos que um cliente não esteja perto da sua empresa (em um outro bairro, por exemplo), se ele pesquisar nesse momento dificilmente sua empresa aparecerá para ele.
Isso acontece porque essa ferramenta sempre dá prioridade para a localização da pessoa que faz a busca. Então ela vai buscar sempre as empresas que estão fisicamente mais perto do cliente.
Como só aparece 3 empresas ali, muito provavelmente a sua não será uma delas, pois nessa hipótese de o cliente estar em outro bairro, certamente terá 3 empresas que oferecem o mesmo que você e que estão mais perto dele.
Desta maneira, essas outras empresas que irão aparecer, e não a sua!
Por isso, NUNCA faça a pesquisa perto da sua empresa para ver se você está aparecendo, pois se você estiver na sua empresa, obviamente você vai aparecer, afinal a sua empresa será a empresa mais perto de você naquele momento, certo?
Portanto, o Google My Business é sim uma boa ferramenta de divulgação da sua empresa, mas o alcance dela é pequeno demais para esperar que ele vai te trazer os clientes que você precisa.
Para ter resultados grandiosos no Google, é preciso bem mais do que isso. E eu deixei o melhor para o final.
Então continue lendo e descubra onde está o verdadeiro ouro do Google para a sua empresa.
4. GOOGLE ORGÂNICO (SEO)
“Orgânico” é aquela lista de sites que aparecem abaixo dos Anúncios/Adwords e que não precisam pagar nada para aparecer ali. É a sessão 4 circulada em vermelho na imagem do capítulo 1. Relembrando…
A grande sacada do Orgânico e que coloca ele muito na frente de tudo que vimos até agora é a seguinte:
No Orgânico, você irá aparecer 100% das vezes que seus clientes pesquisarem pelos seus serviços. E o melhor: Sem pagar absolutamente nada para o Google.
Fantástico né?
E como eu falei no capítulo 2, apenas 25% a 50% das pessoas que pesquisam clicam nos Anúncios/AdWords, isto é, elas pulam os Anúncios/AdWords e vão direto para o Orgânico.
Então se sua empresa aparece somente através de Anúncios/Adwords, você pode está perdendo até 75% dos clientes que estão pesquisando pelos seus serviços!
Ou seja, você poderia vender pelo menos o dobro do que você está vendendo atualmente através do Google.
Agora você deve estar imaginando: Ok Silas, entendi a importância do site da minha empresa está posicionado nesse tal de Google Orgânico. Mas como fazer isso?
Bom, a boa notícia é que isso é TOTALMENTE possível, para qualquer empresa.
A má notícia é que o profissional de otimização de sites para o Google é EXTREMAMENTE raro no mercado. Então vai ser MUITO difícil encontrar alguém para contratar que realmente domine essa “arte”.
Isso acontece porque os profissionais que fazem site (webdesigners) são treinados na faculdade para fazer site. E eles aprender a fazer isso muito bem.
Mas acontece que para posicionar um site no topo do Google no Orgânico é preciso MUITO mais do que saber fazer um site.
Atualmente com as várias ferramentas de tecnologia de criação de site, ficou muito fácil fazer um bom site, mesmo não indo pra faculdade. Falo isso porque até meu sobrinho faz site (e ele só tem 14 anos).
Apenas ter um não é o suficiente para garantir seu lugar ao sol. Pensar dessa maneira pode ser o caminho mais rápido para o fracasso no Google!
É necessário entender de comportamento do consumidor, isto é, saber como que as pessoas se comportam quando estão no Google pesquisando por um produto ou serviço.
Além disso, é imprescindível entender a “cabeça do Google”.
O Google é um robô e não tem sensibilidade humana para entender o que o seu site quer dizer. Justamente por ser um robô, a única forma que ele tem de saber o que seu site quer dizer é através de inteligência artificial, isto é, tecnologia.
Então ele utiliza mais de 200 critérios na hora de avaliar um site e então poder definir quem aparece em primeiro lugar, ou em segundo, ou em vigésimo lugar quando seu cliente pesquisa pelos serviços ou produtos que você vende.
É aqui que entra o famoso SEO, que é o conjunto de técnicas que utilizamos para posicionar um site no TOPO DO GOOGLE.
E é exatamente aí que está o grande pulo do gato: que é dominar as técnicas de SEO, isto é, conhecer todos esses critérios de posicionamento do Google.
Sem conhecer esses critérios de posicionamento, é como se o Google falasse um idioma e você estivesse falando com ele outro idioma.
Imagine se você fosse morar no Japão, você iria aprender japonês para se comunicar com os nativos ou tentaria se comunicar com eles em português?
Da mesma forma se sua empresa quer se comunicar com o Google na terra dele, ela precisa, NECESSARIAMENTE, falar o idioma dele, que é o que eu costumo chamar de “googlês”, a linguagem do Google, as técnicas de posicionamento de sites para o Google.
A empresa que conhecer os diversos critérios que o Google utiliza para avaliar os sites, isto é, a empresa que souber falar o “googlês”, é praticamente impossível que ela não consiga se posicionar no topo do Google quando seus clientes estiverem pesquisando pelos seus serviços.
Uma outra coisa que você precisa entender é que existem 3 fatores que definem se uma empresa vai ter sucesso ou se vai fracassar ao tentar vender através do Google.
Se você acerta na mão ao utilizar esses 3 fatores, o sucesso é garantido e você vai vender muito através do Google.
Por outro lado, se você erra nesses 3 fatores, já era, você não vai ter clientes te procurando através do Google. Infelizmente é isso o que acontece com a maioria das empresas.
Esses 3 fatores são:
- Fatores Técnicos do site
- Utilizar servidores de alta performance; Velocidade e segurança do site; Atualização constante do site; etc
- Fatores Estratégicos
- Como o seu cliente pesquisa; o que ele pesquisa; o que ele espera encontrar; etc
- Conhecer e aplicar os mais de 200 fatores de ranqueamento do Google
- Conversão do Site
- Como você vai transformar os visitantes do seu site em clientes da sua empresa?
Fazer um site aparecer no TOPO DO GOOGLE NO ORGÂNICO é possível, mas é difícil e trabalhoso. Mas o resultado é tão grande que vale à pena cada sacrifício, pois aumentar as vendas vale qualquer sacrifício, não é mesmo?
Por isso, é de vital importância deixar essa missão nas mãos de especialistas no assunto.
Além de ser especialista em Google, é preciso ter entendimento de Marketing Digital, Vendas, Design e Usabilidade, para que se consiga transformar um site qualquer em uma máquina de atração e conversão de novos clientes.
Por isso, cuidado com os famosos “sobrinhos”, que são aquelas mãos-de-obra amadoras e baratas, que fazem um “site” por alguns trocados.
É preciso saber, empresário, que um site que não trás novos clientes para sua empresa apenas representa um gasto desnecessário.
Por isso, para ter resultados através do Google, é necessário muito mais que um simples site. É necessário ter estratégia!
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RECAPITULANDO
Neste artigo, você viu a importância de sua empresa aparecer no Google, o que é fundamental se você quer conquistar novos clientes.
Considerando que um novo cliente é aquele consumidor que ainda não conhece você, a única maneira de transformá-lo em um cliente comprador é se mostrando para ele.
Você aprendeu também as 4 maneiras de aparecer no Google, bem como viu a diferença entre cada uma delas.
Por fim, te mostrei que o Orgânico do Google é a melhor e mais poderosa ferramenta que você pode usar rumo a atração e de novos clientes para sua empresa.
Agora que você já entendeu a importância de sua empresa estar no TOPO DO GOOGLE ORGÂNICO, te convido a se juntar a outros empresários espertos, os quais decidiram tomar uma atitude para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas.
Seu site não está aparecendo no TOPO DO GOOGLE ORGÂNICO?
Que tal se fizéssemos uma Auditoria detalhada e gratuita no seu site para descobrirmos porquê ele não está aparecendo no Orgânico quando seus clientes pesquisam pelos seus serviços/produtos?
Gostou da ideia, então CLIQUE AQUI que podemos ajudá-lo… 🙂
E então empresário, você está pronto para dar um grande passo rumo ao futuro e levar sua empresa a um outro nível?
Se sim, seja muito bem-vindo ao mundo da internet!
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E junte-se a nós nessa jornada para ajudar empresários a alavancarem seus negócios.
Espero ter ajudado você a entender melhor sobre a importância do Google Orgânico e como isso pode mudar a “vida” da sua empresa e alavancar seu negócio.
Ah! Não se esqueça de comentar abaixo a sua opinião sobre o tema, me fazer alguma pergunta ou somente dar um oi. Vamos continuar essa conversa nos comentários. 🙂