5 RAZÕES QUE REVELAM PORQUE OS EMPRESÁRIOS ESTÃO MIGRANDO PARA A INTERNET

Tempo de leitura: 21 minutos

5 RAZÕES QUE REVELAM PORQUE OS EMPRESÁRIOS ESTÃO MIGRANDO PARA A INTERNET

A internet é um fenômeno extraordinário da nossa geração e as estatísticas são, sem sobra de dúvidas, impressionantes:

  • No Brasil, 23.1 milhões de consumidores geraram um faturamento de R$ 19.6 bilhões através de compras virtuais, apenas no primeiro semestre deste ano.
  • 1.13 Bilhão de pessoas acessam o Facebook TODOS OS DIAS.
  • O Instagram contabiliza mais de 500 milhões de usuários.
  • Quase 1 milhão de minutos de conteúdo em vídeo vai invadir a internet já em 2019.
  • O LinkedIn soma 25 milhões de perfis cadastrados somente no Brasil.

Estes números evidenciam a força da internet na vida das pessoas. Em todos os momentos do nosso dia-a-dia, lá está ela, ao alcance de um clique ou ao puxar de um smartphone do bolso.

Tendo isso em mente, você já deve estar imaginando o poderio da internet no mundo dos negócios e como você poderia usá-la para alavancar suas vendas, não é mesmo?

Pois é, a internet pode ser o divisor de águas para seu negócio, independente do mercado que você atue. E o melhor de tudo: é a maneira mais barata e eficiente para alavancar as vendas de pequenos e médios negócios.

Neste artigo, você entenderá com clareza porque você deveria aproveitar o poder da internet a favor do seu negócio, seja você um micro/pequeno empresário ou profissional liberal.

Mas antes, eu preciso te fazer um alerta importante:

Apenas ir para a internet não é o suficiente para garantir seu lugar ao sol. Isso pode ser o caminho mais rápido para o fracasso.

Por que?

É exatamente isso que nós vamos discutir a partir de agora.

Continue lendo esse artigo e você conhecerá as 5 razões que revelam porque os empresários estão migrando para a internet. São elas:

Gostou do que está por vir? Então compartilhe com seus amigos empresários que precisam turbinar suas vendas através da internet:

#1: O MARKETING DIGITAL COMO UM POTENCIALIZADOR PARA O SEU NEGÓCIO


Marketing Digital

Se você teve interesse em ler esse artigo, provavelmente você é um empresário em busca de novas estratégias para potencializar seu negócio.

A razão que me leva a acreditar nisso é que, na condição de empresário, você está sempre “de olho” no que está acontecendo no mundo.

Você já deve saber também o que é Marketing Digital e porque ele está tão intimamente ligado à internet.

Afinal, Marketing Digital é estratégia, envolve negócios, inteligência de mercado, plano de ação, tecnologia, redes sociais, conteúdo, informação…

Enfim, está relacionado a ações que visam extrair todo o potencial da internet de forma estratégica, e usá-lo para turbinar as vendas das empresas.

Estou “falando grego” para você? Não conhece muito sobre Marketing Digital?

Não se preocupe empresário, escrevi um artigo falando TUDO que você precisa saber sobre: O que é Marketing Digital e como usá-lo para aumentar suas vendas pela internet. Leia-o e depois volte aqui para continuarmos nossa conversa. Assim, você vai conseguir extrair o máximo dela.

Bom, como eu estava falando…

Com um investimento relativamente baixo, pequenos empresários de diversos segmentos de mercado, têm dobrado seu faturamento e “mudado a vida” das suas empresas através das estratégias do Marketing Digital.

Isso é importante que você saiba, empresário, para que percebas que a internet promove uma completa mudança no modelo econômico. Ela não serve apenas para mandar email ou acessar o Facebook. Ela vai muito mais além.

O MARKETING DIGITAL COMO UM POTENCIALIZADOR PARA O SEU NEGÓCIO

[Fonte da Imagem: Pressfoto / Freepik]

Nesse ponto, você deve estar se questionando como isso pode ser feito.

Esse é um ponto importantíssimo a ser tratado: Como fazer isso Corretamente. Sua empresa não pode simplesmente ir para a internet. Isso por si só, e nada, é a mesma coisa (se não for ainda pior!).

É importante que você perceba que a internet diz respeito a interatividade, ela é multidisciplinar: envolve entender de tecnologia, de marketing, de mercado, mas também envolve entender de pessoas, de comunicação.

A internet não é apenas uma mídia. A internet é um ambiente. E como ambiente, ela exige que você tenha um plano de ação muito bem arquitetado, aliado a uma estratégia de implementação eficiente desse plano.

É nesse momento que entra em cena o Marketing Digital. É nele que você encontra as ferramentas necessárias para traçar seu plano de ação, e é ele que te oferece a estratégia mais adequada para a execução deste plano.

Com as ferramentas do Marketing Digital, sua empresa pode pesquisar o que os seus clientes em potencial e as pessoas formadoras de opinião do seu mercado estão falando, seja sobre sua marca, seus produtos ou seus serviços.

Com isso, você tem nas mãos uma “mina de ouro”. Essas são informações valiosíssimas para sua empresa se posicionar corretamente e levar seu negócio para o próximo nível.

E o melhor de tudo: O marketing digital é, atualmente, a maneira mais barata de promover produtos, serviços e marcas, pois sua execução não demanda grandes investimentos.

Usando estratégias do Marketing Digital, você consegue aumentar a visibilidade da sua empresa através da internet, otimizar seus sites e redes sociais para atrair mais consumidores em potencial, construir um relacionamento com eles e, consequentemente, vender para eles.

O Marketing Digital veio para revolucionar a forma com que os micros e pequenos empresários e profissionais liberais fazem negócios.

Mas se você ainda não se convenceu do poder de alavancar seu negócio que esse universo virtual tem…

Continue lendo esse artigo que eu ainda tenho muitas surpresas para você.

A “brincadeira” só está começando…

#2: VENDAS ONLINE SÃO UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL


As Vendas Online São uma Luz no Fin do TúnelApesar de ter se tornado quase um clichê falar em crise no Brasil, quero apenas usar alguns números para mostrar para você, empresário, que apesar da realidade econômica delicada pela qual nosso país passa, ainda existe uma luz no fim do túnel.

Então vamos la…

A produção da indústria brasileira sofreu uma queda de 8,3% em 2015, segundo o IBGE. Este resultado foi ainda pior do que aquele observado no auge da crise financeira internacional de 2009, quando o recuo foi de 7,1%.

O Produto Interno Bruto (PIB) de 2015, por sua vez, sofreu queda de 3,8%. Para 2016, a projeção dos analistas do mercado é de um tombo ainda maior, de 3,86%.

Nada animador, não é? Mas veja que impressionante:

Apesar dessa onda de decadência, o e-commerce brasileiro movimentou 41,3 bilhões de Reais em 2015, o que representa um aumento de 15,3% comparado a 2014. Além disso, apesar da alta do dólar, 54% dos consumidores realizaram pelo menos uma compra em sites internacionais também em 2015.

Já nas vendas do primeiro semestre de 2016, 23.1 milhões de consumidores movimentaram o comércio eletrônico no Brasil, o que gerou um faturamento de R$ 19.6 bilhões de Reais. Estes números representam um aumento de 5,2% quando comparado ao mesmo período de 2015.

Com isso, vemos que o e-commerce se desenvolve em um ritmo muito mais acelerado do que outros setores da economia.

Esse avanço não vai parar, porque a cada dia que passa os brasileiros se dão conta de que é possível realizar uma compra mais consciente através da internet, além de economizar facilmente fazendo comparações de preços.

Então, animador não é?

Portanto, frente a esses números de saltar aos olhos, podemos perceber que está surgindo uma espécie de “nova economia digital”, cheia de oportunidades de negócios e a um custo-benefício absurdamente melhor quando comparado ao modelo tradicional de fazer negócios.

E você empresário, vai ficar de fora dessa?

Imagino que agora você está me questionando: “OK Silas, entendi o poder desse negócio e não vejo a hora de começar a mudar o ruma da minha empresa… mas por onde devo começar?”.

Calma empresário! Continue lendo esse artigo e descubra… já estamos chegando lá…

A propósito, você está gostando desse artigo? Que tal juntar-se aos inteligentes empresários leitores desse blog e ser o primeiro a receber nossos novos conteúdos?

Gostou da ideia? … SIM? Então…

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#3: AS MÍDIAS SOCIAIS SÃO PARCEIRAS ESTRATÉGICAS NO MARKETING DO SEU NEGÓCIO


As Mídias Sociais São Parceiras Estratégicas no Marketing do seu NegócioVocê faz ideia do potencial de negócios “escondido” nas diversas mídias sociais gratuitas que temos hoje à nossa disposição?

Vejamos alguns dados que podem dar um pouco mais de luz ao entendimento deste assunto:

  • 19,08 bilhões de dólares. Este foi o faturamento de 2015 em anúncios on-line da Alphabet, empresa controladora da Google, 17% a mais que o ano anterior.
  • 6,24 Bilhões de dólares foi o que o Facebook faturou SOMENTE com anúncios no segundo trimestre de 2016, 63% a mais que em 2015.
  • 1.13 Bilhão de pessoas acessam o Facebook TODOS OS DIAS, 17% a mais que em 2015.
  • 1.03 Bilhão de pessoas acessam o Facebook via smartphone TODOS OS DIAS, 22% mais que em 2015.
  • O Instagram atingiu a marca de 500 milhões de usuários ativos. Deste total, 300 milhões utilizam o Instagram todo dias e promovem 4,2 bilhões de “curtidas” diárias.
  • No primeiro trimestre de 2016, o Linkedin teve receita de 860 milhões de dólares, o que corresponde um crescimento de 35% em sua receita.
  • O Twitter possui 310 milhões de usuários e uma receita publicitária estimada em 2,61 bilhões de dólares para 2016.
  • No Youtube são assistidas mais de 6 bilhões de horas em vídeo por mês.

Incrível né? E olha que eu coloquei apenas algumas das mídias sociais, para o texto não ficar ainda mais longo.

Ficaram de fora desta lista outras mídias como Snapchat, Periscope, Google+, etc.

Com isso, percebemos o poder de alcance das mídias sociais. Essas mídias fazem parte do dia a dia das pessoas, da hora que acordam até o último minuto antes de dormir.

Imagine poder utilizar todo esse potencial para alcançar seus clientes. Quantas vendas poderiam ser realizadas? Quantos novos negócios poderiam ser fechados se você utilizasse toda essa exposição que as mídias sociais proporcionam?

Vale a pena uma reflexão.

Como diz Conrado Adolpho, um dos maiores gurus do Brasil no Marketing Digital, “a melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”. Portanto, exponha sua marca, sua empresa, e seja encontrado pelo seu cliente.

Mas devo alertar você que apenas criar diversas contas em cada uma dessas mídias e sair postando indiscriminadamente qualquer coisa não é nada eficiente.

É necessário ter o controle de tudo que está acontecendo. Para isso, é preciso ter claro quais são os indicadores que você quer medir, ter métricas claras que permitam essa mensuração e ter processos eficientes para colocar tudo em ação.

Mas calma, não se desespere! Não é assim um bicho de sete cabeças como parece.

Tudo isso pode ser feito com relativa simplicidade se você conhecer bem esses indicadores e métricas e ter domínio dos processos.

Ficou curioso para saber mais? Então…

Continue lendo esse artigo e entenda como isso é possível…

#4: TENHA TOTAL CONTROLE DAS SUAS CAMPANHAS DE VENDAS ONLINE


O maior problema do marketing tradicional é a falta de controle sobre os resultados das campanhas.

Não existe uma forma realmente precisa e confiável de medir estes resultados.

Limitações do Marketing Tradicional

Peguemos como exemplo anúncios na tv.

Você faz uma propaganda, paga rios de dinheiro e, no final, só resta a você torcer para dar certo, pois você não faz ideia do real retorno que aquele investimento (muito alto, diga-se de passagem) trará para suas vendas.

Em se tratando de propaganda, você precisa estar ciente de que quando você faz uma oferta para o público errado, você está literalmente jogando seu dinheiro fora, pois aquela pessoa não vai comprar de você.

É preciso saber com quem você está falando para que você possa ajustar a sua linguagem e a sua oferta e assim poder ter uma comunicação realmente eficiente.

Fazendo isso, você consegue aumentar significativamente a possibilidade de transformar aquele propenso cliente em um cliente comprador.

E aí está mais um problema, não só da tv, mas da grande maioria dos meios tradicionais de propaganda: Você não tem controle algum sobre quem vai ter contato com a sua oferta.

Imagine que você seja um prestador de serviços e seu público alvo seja: mulheres, entre 25 a 40 anos, que tenham filhos, se interessem por um determinado assunto “X”, trabalhem na área da saúde e que morem na cidade de Curitiba.

A melhor maneira de você fazer a divulgação desse seu serviço seria conversar APENAS com as pessoas que correspondam a esse perfil.

Com isso, sua linguagem seria personalizada para esse público, o que aumentaria suas chances de sucesso. Além do mais, você pagaria para alcançar APENAS essas pessoas.

Mas infelizmente isso é impossível de se fazer através da tv, rádio, revistas, jornais… enfim, através da mídia tradicional.

Nestes meios, você acaba fazendo uma propaganda generalista e que será veiculada para toda a audiência daquele canal.

Com sorte, você consegue atingir, digamos, 15% das pessoas que irão ver sua oferta, isto é, apenas 15% da audiência desse meio de comunicação corresponde ao seu público alvo.

No entanto, você já pagou para que todos vejam sua oferta, mesmo não atingido os 85% da audiência.

Mas e como você saberá, de fato, quantas pessoas viram sua oferta? Quantas pessoas das que viram pertencem, de fato, a seu público alvo? Como você consegue manter contato com essas pessoas para poder se comunicar com elas no futuro caso elas não comprem agora?

Definitivamente, a resposta para todas essas questões é: Não tem como!

Isso acaba sendo um tiro no escuro. É uma forma bem pouco eficiente de fazer marketing.

Frustrante né?

Solução Trazida pelo Marketing Digital

Agora imagine você poder fazer uma divulgação apenas para pessoas que correspondam àquelas características do seu público alvo.

Imagine ainda poder pagar apenas por quem realmente der atenção para sua oferta, isto é, quem realmente ver sua oferta.

Isto significa que você não pagará pela divulgação da sua oferta caso a pessoa que a receber não dê a mínima para ela, mesmo se essa pessoa pertencer ao seu público alvo.

É exatamente isso que o Marketing Digital permite que você faça. Para isso, você pode divulgar, por exemplo, no Facebook Ads ou no Google Adwords, os quais são, respectivamente, os canais pagos de divulgação do Facebook e do Google.

E porque você não paga caso a pessoa não dê a mínima para sua oferta? Simples, é porque existe uma coisa chamada Custo Por Clique, ou CPC, onde você só vai pagar caso a pessoa clicar no anúncio que ela recebeu.

Caso ela não clique, embora tenha recebido na tela aquela propaganda, você empresário, não pagará nada por isso. Exatamente, nada!

Parece surreal, não é mesmo? E tem mais…

Imagine agora um cenário em que você pode, com alta precisão, saber exatamente quantas pessoas viram seu anúncio, quantas clicaram nele, quanto tempo essas pessoas ficaram tendo contato com seu anúncio e se aquela pessoa comprou ou não.

Além disso, você ainda consegue o contado dessa pessoa e, caso ela não compre da sua empresa agora, você ainda terá a oportunidade de manter contato com ela. Assim, você poderá vender para ela no futuro.

Ela não comprou e não deixou o contato? Calma! Nem tudo está perdido. Existe ainda um processo que nós chamamos de remarketing, onde você pode “seguir” os passos dessa pessoa pela internet e novamente colocar a sua oferta diante dela.

Graças ao Marketing Digital, tudo isso é uma realidade.

Isso tudo pareceu complicado demais? Normal isso acontecer. Eu sei que é muita informação ao mesmo tempo.

Dominar essas ferramentas exige tempo e muito, MUITO ESTUDO.

Você precisa ter resultados logo e não tem tempo para estudar tudo isso?

Não se apavore, no próximo tópico você vai encontrar a solução perfeita para esse seu problema.

Então continue lendo esse artigo e saiba como aproveitar todo esse mar azul de oportunidades do Marketing Digital.

#5: VOCÊ PODE CONTAR COM AJUDA PROFISSIONAL DE UM CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL


Então quando chegou no tópico anterior você coçou a cabeça, olhou para o teto e pensou “meu Deus, ‘comé’ que eu vou fazer tudo isso”?

É absolutamente normal reações como essa após uma leitura tão rica e tão densa. Com tanta informação ao mesmo tempo, é normal você se sentir meio perdido e sem saber por onde começar.

A boa notícia que eu tenho para você é que hoje em dia já existem profissionais de Marketing Digital especialistas em ajudar micros/pequenos empresários, profissionais liberais e até mesmo autônomos nessa jornada.

Esses profissionais, os Consultores de Marketing Digital, são capacitados para ajudar esses pequenos empresários que queiram aproveitar a força da internet para impulsionar suas vendas e ver seu negócio decolar para um outro nível.

Essa é a beleza desse novo “universo” proporcionado pelo Marketing Digital. Você pode aprender tudo sozinho (aqui neste blog, por exemplo) ou contratar pessoas capacitadas especificamente para esse tipo de trabalho.

Mas cuidado! Segure os ânimos para não ir com muita sede ao pode e acabar cometendo o erro de contratar alguém despreparado.

Como eu disse no primeiro tópico deste artigo, “propaganda é a alma do negócio”. Por isso, você deve olhar com muito carinho para o marketing da sua empresa, o que inclui ter muito cuidado para contratar a pessoa certa para te ajudar a implementá-lo.

Dicas Importantes para Contratar um Consultor

Managers shaking hands over business plans

Dica #1: Dê preferência para um consultor que possa implementar para a sua empresa um Sistema de Vendas Online com foco em Vender Todos os Dias. Isso é muito importante!

No final do mês, não importa quantas pessoas viram sua oferta, quantas pessoas visitaram seu site/blog, sua fan page no Facebook ou se o seu site está na primeira página do Google.

O que importa de verdade é quantas vendas esse consultor foi capaz de trazer para o seu negócio!

É isso que de fato vai aumentar o seu faturamento, mudar o rumo da sua empresa e trazer a tranquilidade que você, empresário, tanto busca.

Dica #2: Dê preferência para quem utiliza um Método. Isso é de igual forma importante!

Não dá para simplesmente sair fazendo qualquer coisa que der na telha esperando que vai ter resultados com o Marketing Digital.

É preciso um trabalho consistente e embasado em uma metodologia testada e comprovada por grandes profissionais da área.

Dica #3: Faça uma reunião de alinhamento de expectativas antes de fechar o contrato.

Antes de assinar o contrato com Consultor de marketing Digital com o qual você está negociando, tenha certeza de que ele é capaz de implementar um Sistema de Vendas Online com foco em Vender Todos os Dias (Dica #1) e se ele utiliza um método eficiente nesta implementação (Dica #2).

É neste momento que você poderá também avaliar se suas expectativas para este trabalho podem ser atendidas pelo profissional em questão, bem como ver se ele compactua com os valores da sua empresa.

Portanto, converse com o profissional, ponha ela à prova, teste-o para ter certeza que ele realmente está preparado para fazer o trabalho.

A propósito, se você quiser conhecer minha Consultoria em Marketing Digital, onde eu ajudo micros e pequenos empresários e profissionais liberais a AUMENTAREM SUAS VENDAS utilizando o Poder da Internet e das Mídias Digitais, Clique Aqui!

A propósito, você está gostando desse artigo? Que tal juntar-se aos inteligentes empresários leitores desse blog e ser o primeiro a receber nossos novos conteúdos?

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RECAPITULANDO


RecaptulandoNeste artigo você aprendeu um pouco sobre Marketing Digital e conheceu algumas das oportunidades que você pode aproveitar e aplicar no seu negócio.

Você viu que o Marketing Digital é uma excelente estratégia se você quer voos mais altos para a sua empresa, pois ele pode alavancar as suas vendas através da internet.

Você descobriu como o comércio eletrônico está impulsionando uma “nova economia”, a qual está andando a passos largos à frente da economia tradicional.

Eu mostrei a você números surpreendentes de algumas das grandes corporações por trás das redes sociais, bem como demonstrei que estas mídias são uma das maneiras mais simples de aplicar o Marketing Digital.

Mas também eu alertei você que não se deve simplesmente começar a postar nas redes. É necessário muito mais que isso. É preciso um plano de ação e estratégias bem estruturadas, trabalhando harmonicamente para que você possa dar um salto nos seus resultados.

Você viu também que, caso você seja um micro ou pequeno empresário, profissional liberal ou autônomo, você tem muita sorte, pois pode contar com ajuda profissional.

Por fim, eu te dei algumas dicas importantes para você contratar corretamente um Consultor de Marketing Digital.

Tenha em mente que esse profissional pode ser o divisor de águas nos resultados da sua empresa. Por isso, escolha-o com sabedoria.

A propósito, se você quiser conhecer minha Consultoria em Marketing Digital, onde eu ajudo micros e pequenos empresários e profissionais liberais a AUMENTAREM SUAS VENDAS utilizando o Poder da Internet e das Mídias Digitais, Clique Aqui!

E então empresário, você está pronto para dar um grande passo rumo ao futuro e levar sua empresa a um outro nível?

Se sim, seja muito bem-vindo ao mundo do Marketing Digital!

Compartilhe esse artigo com seus amigos e vamos juntos espalhar essa mensagem. São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos…

E junte-se a mim nessa jornada para ajudar empresários a alavancarem seus negócios.

Espero ter ajudado você a entender melhor como você pode posicionar sua empresa nesse contexto da “nova economia digital” e alavancar seu negócio.

Ah! Não se esqueça de comentar abaixo a sua opinião sobre o tema, me fazer alguma pergunta ou somente dar um oi. Vamos continuar essa conversa nos comentários. 🙂